terça-feira, 31 de maio de 2011

ANA E A CONFIANÇA EM DEUS


                          
                    ANA E A CONFIANÇA EM DEUS

Por  Moises Jacob

“E votou um voto, dizendo: Senhor dos exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não de esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” I Samuel 1:11

              Todos os anos Elcana subia da sua cidade com as suas duas mulheres Ana e a outra Penina esta tinha filhos, Ana não, e iam até Siló  para adorar e sacrificar a Deus. Ana é um exemplo de mulher de oração e fé em Deus, podemos imaginar o sofrimento que esta mulher passava diante da sua oponente por ela não poder  ter filhos, “porque o senhor tinha lhe cerrado a madre” isto é, ela era estéril, mas Ana não se dava por vencida, tinha confiança que algum dia Deus ia olhar para ela e ver todo sofrimento e angustia do seu coração.   
           Ana naqueles dias estava angustiada, fadigada, amargurada de alma, porém ela foi orar aos pés do Senhor e confessar todas as suas angustias e sofrimentos a ponto de ser confundida com uma bêbada, já não tinha mais palavras e sim choro, lagrimas, sofrimentos, não decretou sua vitoria, não exigiu um filho, ela apenas fez um voto: “mas a tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida” quando leio esta historia de luta, fé e amor a Deus; pergunto-me, o que leva uma mãe desejar tanto um filho, sofrer e ser maltratada e ao mesmo tempo abrir mão dele, para doar a Deus?  Não há outra explicação, ela confiava plenamente em Deus e sabia que Deus lhe concederia não só um filho, mais outros além dele, porque aquele que viria não era seu, era de Deus, Samuel nasceu e foi trazido para servir ao Senhor, perante o sacerdote Eli. Ana no seu cântico ao Senhor disse: “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo” I SM 2:7e8 não é fácil fazer como Ana, confiar no que vermos é muito fácil, agora confiar no que não enxergamos é algo muito difícil, o que devemos aprender é confiar plenamente no Senhor, depositar nele a nossa confiança, ansiedade, dificuldades e saber que ele estará atento a nossa aflição e sofrimento. O resultado da fé e fidelidade de Ana, Samuel foi profeta, sacerdote, e o ultimo juiz a legislar em Israel.