sexta-feira, 25 de março de 2011

LIÇÃO 13 - PAULO TESTIFICA DE CRISTO EM ROMA, 1° TRIMESTRE/2011

PAULO TESTIFICA DE CRISTO EM ROMA. Subsídio para Lição Bíblica - 1º Trimestre/2011

Penso ser interessante para o professor da EBD, num primeiro momento, trazer para o seu aluno um pouco da história de Roma. As informações desta primeira parte deste subsídio foram tiradas da Wikipédia (Roma Antiga. Disponível em http://wikipedia.org. Acesso em 22/03/2011). O uso de um mapa da viagem de Paulo a Roma se torna um recurso didático necessário para essa lição.

ROMA ANTIGA

A
 Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir dacidade-Estado de Roma, fundada na península Itálica durante oséculo VIII a.C. [1].
 Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar um vasto impérioque dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através daconquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de fatores sócio-políticos iria agravando o seu declínio, e o império seria dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir deConstantinopla passou a ser referida como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início daIdade Média.

AS PROVÁVEIS ORIGENS DO NOME "ROMA"
etimologia do nome da cidade é incerta, e são várias as teorias que nos chegam deste a Antiguidade. A menos provável indica-nos que derivaria da palavra grega Ρώμη (Róme), que significa "bravura", "coragem". Mais provável é a ligação co
m a raiz *rum-, "seios", com possível referência a umaloba (em latimlupa) que teria adotado os gêmeos Rómulo e Remo que, segundo se pensa, seriam descendentes dos povos de Lavínio. Rómulo mataria o seu irmão e fundaria Roma.Continue aprendendo...Blog Pr Altair Germano